A Costelinha de Porco com Mandioca Cigana é mais um prato típico cigano à base…
Canjiquinha com Carne de Porco Cigana
A canjiquinha com carne de porco cigana é um prato preparado para as slavas de São Vicente e São Bartolomeu. Também é considerada uma receita de peão, de boiadeiro.
Para os ciganos é um prato típico de inverno, havendo até uma superstição na cultura que, se comesse esse prato, não podia tomar vento, porque podia ficar com a cara torta.
Ingredientes:
- 500 gramas de canjica de milho amarela
- 1/2 maço de cebolinha picada
- 1/2 maço de salsinha picada
- 3 cebolas grandes raladas
- 2 colheres (sopa) de sal
- 2 pimentas de cheiro
- 4 tomates picados
- 100 gramas de bacon picado
- 1 calabresa média picada
- 700 gramas de costelinha de porco limpa
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de Preparo:
Primeiro, coloque a canjica de milho amarela de molho em água por 30 minutos. À parte, em uma panela de pressão, coloque a cebolinha picada, a salsinha picada, as cebolas grandes raladas, o sal, as pimentas de cheiro, os tomates picados, o bacon picado, a calabresa média picada e a costelinha de porco limpa, sem nenhum óleo.
Adicione 3 colheres (sopa) de água, mexa e espere refogar. Acrescente a páprica doce e misture. Tampe a panela para juntar água e os ingredientes fritarem no próprio óleo.
Assim que estiverem devidamente refogados, junte o mel e a canjiquinha que estava de molho – já coada. Misture bem por 2 minutos, coloque 11/2 litro de água e lacre a tampa.
Cozinhe por 10 minutos depois de apitar. Desligue o fogo, destampe a panela e ascenda o fogo novamente. Acrescente 1 copo de água fria e deixe engrossar.
Revise o sal.
Dica: Se puser uma pimenta no fundo do prato e umas gotas de limão não tem frio que resiste, nem gripe que suporte.