O molho cigano de manga com cardamomo é adocicado e marcante, além de ser muito…
Frango com Manga e Cardamomo Cigano
O frango com manga e cardamomo cigano é pra quem gosta da mistura do doce com o salgado. Fica muito bom acompanhado de arroz e salada de rúculas.
E rende duas boas porções.
Ingredientes:
- 2 coxas e 2 sobre coxas de frango
- Sal à gosto
- Sumo de 1 limão Tahiti (de casca verde)
- 1 colher (chá) rasa de pimenta do reino em pó
- 1/2 cebola picada
- 5 sementes de cardamomo
- 1 manga madura picada
- 1/2 xícara de vinho branco seco
Modo de Preparo:
Desosse e tire a pele das coxas e sobre coxas de frango. Pique em pedaços médios (ou pequenos) e reserve. Coloque uma frigideira grande e antiaderente em fogo médio e deixe que aqueça.
Para saber se já está aquecida, você pode pingar algumas gotas de água na frigideira. Se elas evaporarem ao tocar a frigideira, está no momento de colocar o frango picado dentro (sem azeite nem óleo).
Acrescente sal a gosto, o sumo da metade do limão e deixe o frango dourar, mexendo sempre. Quando ele estiver quase no ponto, acrescente à frigideira a pimenta do reino em pó e a cebola picada e deixe dourar também até que a cebola fique transparente e levemente dourada (não deixe queimar).
Quando a cebola estiver no ponto, acrescente à frigideira 1/2 xícara de água e as sementes de cardamomo. Deixe secar novamente e acrescente a manga madura picada.
Acrescente 1 xícara de água, o sumo da outra metade do limão e o vinho branco seco e vá mexendo de vez em quando.
Deixe engrossar. Quando a manga estiver soltando do fundo da panela, estará pronto.
Dicas:
- Frango: Você pode usar peito de frango no lugar das coxas e sobre coxas, se preferir.
- Cebola: Você também pode usar cebola desidratada. Neste caso, coloque a cebola depois de acrescentar a água (para que reidrate), e não para dourar.
- Cardamomo e outras especiarias: Você pode colocar os cardamomos juntos em um saquinho de tecido de trama grossa para retirar as sementes quando o prato estiver pronto. Também pode usar o cardamomo em pó (1 colher de chá é o suficiente). Mas só o faça se quiser o sabor distribuído por igual. Seguindo a receita acima, o sabor fica mais suave no geral do prato, mas muito intenso quando se morde uma sementinha de cardamomo.