O pão da cigana é uma receita de pão de trigo sabor queijo que você…
Geléia da Kalinka (Cigana)
A geleia da kalinka é uma geleia cigana feita de kalina, um fruto vermelho de sabor muito ácido próprio para geleias, mas também pode-se comê-lo in natura, com cautela, pois o fruto é considerado suavemente tóxico, podendo causar vômitos ou diarreias quando ingerido em grandes quantidades.
Por esse motivo, serve pra limpar os intestinos quando ocorre a dificuldade de evacuar. Os mais antigos, secam a casca e fazem tintura, é um santo remédio para cólicas e dores da menstruação.
Na Rússia, esse fruto é considerado um símbolo nacional. Kalinka, nome dado à geleia, é o diminutivo carinhoso de Kalina.
O fruto nasce em um arbusto que leva o mesmo nome do fruto e, conta a lenda que debaixo desse pequeno arbusto se pede um amor, se amamenta um filho, se descansa nos braços da mãe natureza e se pede beleza.
É a árvore dos apaixonados, que carinhosamente a chamam de Kalinka (PURA). Kalina, nome do fruto, significa “a filha da sorte”.
Tudo o que se pede a Kalinka é concedido pela Deusa Mãe natureza. Como os Rhomá são apaixonados pela natureza, algumas crianças receberam esse nome.
Poucos ingredientes são necessários para fazer essa receita, que ainda dá para variar de ingrediente.
Ingredientes:
- ½ kg de kalina (viburnum)
- Suco de ½ limão grande
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de vodka (opcional)
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Coloque a kalina em uma travessa e amasse-a com um socador. Vá colocando o suco de limão e o açúcar. Nesse momento, você pode acrescentar a vodka.
Misture e leve ao fogo. Mexa sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e fique de olho, coloque a pitada de sal e deixe cozinhando até virar uma pasta.
Não se esqueça de que a geléia engrossa depois de fria. O ideal é fazê-la em tacho de cobre. Espere esfriar e coloque em potes de vidro.
Variação:
Você pode fazer a mesma receita com framboesa. Assim, ela pode servir de geleia, recheio de tortas e de bolos, ser batida com creme de leite e leite condensado pra fazer mousse ou como calda quente de vinho para acompanhar sorvete de creme.