Saudação à Maria Padilha

Saudação à Maria Padilha

A saudação à Maria Padilha é o ato de saudá-la e cumprimentá-la, seja através de um gesto ou através de uma palavra.

A saudação à Maria Padilha depende de qual linha faz parte a entidade e do barracão. Sim, a saudação pode mudar de um terreiro para o outro.

Uma das saudações feitas à Maria Padilha é “Laroyê, Senhora das Encruzilhadas!“, que é a saudação à Maria Padilha das 7 Encruzilhadas.

Porém, existem algumas saudações que são universais, ou seja, saudações que podem ser feitas independentemente da pomba gira que se pretende cumprimentar.

Se você quiser saudar uma Maria Padilha ou qualquer outra pomba gira, você pode dizer “Salve Senhora Pombo Gira“, ou ainda “Pombo Gira é Mojubá“, e até “Laroyê Pombo Gira“.

“Laroiê Pomba-Gira” é uma das saudações mais utilizadas e significa “Olhe por mim Pomba-Gira“. Assim como “Pomba-Gira é Mojubá!“, que significa “Pomba-Gira é forte e eu me curvo a sua força“.

Uma outra forma de saudar uma Maria Padilha é dizendo: “Salve Pomba Gira e toda a sua falange, salve minha querida Maria Padilha!”, podendo-se acrescentar o ponto de força ao nome para saudar uma entidade específica, como Maria Padilha das Almas ou Maria Padilha da Calunga.

De uma forma geral, “Laroiê” e “Mojubá” são saudações iorubás destinadas à exus masculinos e femininos e tratam-se de um “Salve”, significam algo como “Salve o(a) mensageiro(a)”, então ambos podem ser usados numa saudação à Maria Padilha.

Essas saudações são saudações de encontro provenientes do Candomblé e convidam à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros, sendo mais utilizadas em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Dando mais um significado à saudação “Laroyê”, também significa: “Olhe por mim”, como já descrito acima.

A saudação à Maria Padilha também pode ser através de músicas e pontos cantados. Abaixo, você pode ver algumas saudações em forma de canção.

Saudação à Maria Padilha, Pombagira Cigana

Saudação à Dona Maria Padilha da Rosa Vermelha

Livro Recomendado:

Visited 1 times, 1 visit(s) today

You may also like