A Lenda do Cigano Jacó e Nazareno

A Lenda do Cigano Jacó e Nazareno

Jacó viveu nos tempos dos romanos e foi o responsável por fazer os cravos da crucificação de Jesus, porém ele também foi o responsável pela destruição de Roma.

Jacó obteve o perdão de Nazareno, que lhe prometeu a Virgem Santa Sara. Entenda melhor essa lenda à seguir.

A Lenda do Cigano Jacó e Nazareno

Jacó era um ferreiro cigano e passava por Jerusalém no tempo de Jesus. Sua comitiva estava parada perto da Cidade Santa, quando o Mestre foi preso e julgado.

Os romanos preparavam o suplício e precisavam de gente para trabalhar. Nenhum carpinteiro ou ferreiro judeu quis fazer a cruz ou fundir os cravos de ferro.

Daí, os carrascos romanos obrigaram Jacó, sob ameaça da espada, a fazer os três cravos da crucificação: dois para as mãos e um para os pés.

Jacó sabia que Jesus era um justo, por isso amaldiçoou os romanos, predizendo a destruição de Roma por sua ganância e violência.

Os algozes também obrigaram ele a pregar o Mestre no madeiro. Ele fez isto chorando e pedindo ao Mestre perdão.

O Nazareno, envolto na dor, disse ao cigano que não se preocupasse, pois o seu Povo era nobre e fiel. Disse também que seriam todos agraciados pela presença de uma Virgem que viria do mar.

Desde então, os Ciganos passaram a esperar pela Virgem e caminhar por todo o canto do Oriente e do Ocidente. Até que um dia apareceu Santa Sara, a Virgem Negra.

Era o dia 25 do mês de maio, por isso os Ciganos são devotos de dois santos: a prometida Santa Sara e São Jorge, o patrono dos ferreiros.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

You may also like