Que dia se Celebra Santa Sara Kali?

Que dia se Celebra Santa Sara Kali

O dia da peregrinação em homenagem à Santa Sara Kali é 24 de maio; sua estátua é carregada para o mar neste dia para reconstituir sua chegada à França.

Mas sua festa é celebrada também no dia 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo e levando esperança de dias melhores para a humanidade.

Os dias de festa em maio atraem um grande número de católicos ciganos e outros da França e de outros lugares – normalmente 25.000-40.000 pessoas – para Saintes-Maries-de-la-Mer por uma semana.

Os principais eventos da peregrinação de maio acontecem nos dias 24 e 25 de maio, mas os Gens du Voyage, que viajam em campistas de caravana, costumam passar a semana.

Durante os dias preparatórios, a igreja fica aberta para receber visitantes, e as pessoas param o dia todo para visitá-la, principalmente a cripta com a estátua de Santa Sara.

Desde os primeiros dias em diante, a cripta fica inflamada com velas devocionais e objetos devocionais, pois pequenos grupos de pessoas chegam para visitar e tirar fotos com Santa Sara, que fica coberta pelas camadas das capas de cores vivas que servem como oferendas devocionais.

A capelania católica dos Ciganos e a Gens du Voyage organizam os eventos diários, em colaboração com as autoridades locais e a paróquia.

Eles se encontram diariamente em uma grande sala nos fundos da prefeitura. Além das missas diárias nas áreas de estacionamento das caravanas, eles patrocinam vigílias de oração pelos jovens, pelos enfermos e em memória dos mortos, aulas de catecismo, visitas à capela-mor que abriga as relíquias das Santas Marias, encontros de jovens e até um espetáculo de bonecos para crianças.

Em vários dias, a igreja também é local de batismos e casamentos. Em Saintes-Maries-de-la-Mer, os eventos em 25 de maio começam com duas missas matinais na igreja.

A liturgia das 11 horas, celebrada pelo arcebispo com o relicário atrás dele, é seguida imediatamente por uma segunda procissão, a tradicional procissão das Santas Marias até o mar.

Enquanto a congregação canta Salut, Salut; Oh Saintes Maries; Ave, Ave e Oh Holy Marys, pontuadas por gritos de “Viva as Santas Marias! Viva Santa Sara!”, os sinos da igreja repicam.

Membros da comunidade Gens du Voyage (viajantes) carregam novamente a estátua para fora da igreja, para serem acompanhados pelas ruas por devotos da confraria das Santas Marias, o clero e outros.

No litoral, as coisas são um pouco menos barulhentas, mas os processadores novamente entram na água, segurando as imagens das Santas Marias em seus barcos acima da água, enquanto a multidão canta como na igreja.

O arcebispo fica em um barco bem na costa, presidindo a reconstituição ritual de sua chegada à França. Da água, as Santas Marias são carregadas de volta para a igreja e a chegada da fé na França é reconstituída.

Festa das Santas Marias e Santa Sara: Procissão de Santa Sara para o Mar

Nos dias 24 e 25 de maio acontece, então, a maior festa do Povo Cigano, pois é o dia de sua padroeira, Santa Sara Kali.

E é para Saintes-Maries-de-la-Mer que milhares de devotos de quase todas as partes do mundo vão nesse dia. Quem não consegue ir para a cidade francesa, para comemorar o dia de Santa Sara Kali, costuma fazer orações e rituais da santa, para alcançar graças e fazer pedidos.

Pequenas comemorações públicas, em praças, por exemplo, também são feitas em várias partes do Brasil com dança teatro e outras formas de mostrar as tradições culturais do povo cigano.

Além disso, muitas mulheres oferecem mantos solicitando ou agradecendo uma benção à Santa Sara no seu dia, e cada um tem um simbolismo diferente, conforme sua cor.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

You may also like