A Capela de Santa Sara em Osasco é uma capela com atividades pastorais e religiosas,…
Santa Sara em Santos
Em 2006, as comunidades ciganas da Baixada Santista foram homenageadas com a criação de uma gruta na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, dedicada à sua santa protetora, Santa Sara Kali (ou Sarah Kachí Kali, em romani – kachí significa mulher e kali significa negra).
Na imagem abaixo, você pode ver a saída do andor com Santa Sara, da Igreja do Rosário.
Na história católica, Santa Sarah Kali foi natural da Etiópia, viveu no século I da era cristã. Ocorreu, em 21 de outubro de 2006, a inauguração da gruta de Santa Sara na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, erguida com a participação do grupo La Gitana e dos cinco grupos presentes em Santos, com a ajuda necessária por parte da Prefeitura Municipal, sendo o prefeito João Paulo Tavares Papa muito homenageado pelos ciganos.
A programação começou com missa festiva na Igreja de Nossa Senhora do Rosário às 12h00, quando ao toque de sinos a imagem que representa a Santa no estilo românico, que fica exposta na igreja, foi levada em um andor florido até um carro de bombeiros.
Foi escolhido um cigano que colocou a santa em sua gruta, seguindo-se uma festa onde todos os grupos executaram danças típicas e cantaram, acabando os festejos somente após as 2h00.
Ciganos em Santos
Há muitos ciganos em Santos. Estão presentes cinco grupos ciganos na Baixada Santista e principalmente em Santos, sendo os Kalderache, Kalon, Matchuáia, Lovári e Sinti os mais numerosos; já outros grupos étnicos são tradicionalmente nômades e – mantendo viva sua cultura e forma de viver, inclusive seus homens se dedicando a trabalhos efêmeros (bicos) e suas mulheres às práticas do oráculo – evitam o sedentarismo e associação com a população.
O culto à Santa Sara Kali dentro de um templo cristão ficou restrito à França até 1998, quando – na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Santos (antiga Dos Pretos) – ganhou uma pequena imagem, que, em 2004, deu lugar a uma de maior porte (seguindo o estilo Românico da Idade Média).
Assim, passaram os ciganos a frequentar essa igreja, onde todo ano (no dia 24 de maio) ocorre missa festiva, com a presença de várias etnias ciganas de Santos, vestidas com suas roupas típicas.
Todo ano, a festa de Santa Sara Kali reúne ciganos em Santos. Em 2019, ocorreu a 13ª Festa de Santa Sara Kali, onde a programação foi da seguinte maneira:
15h30 – Abertura
15h30 – Canção do hino
16h – Apresentação de danças
18h30 – Missa na Igreja São João Batista. Local: Praça Guadalajara
19h – Procissão em louvor à Santa Sara Kali de volta para gruta. Local: Lagoa da Saudade
21h – Músicos ciganos
22h30 – Encerramento
Segundo a matriarca do Grupo Tsara Romai, Imar Lopes, a Cidade tem cerca de 2.500 ciganos, entre descendentes, simpatizantes e devotos de Santa Sarah Kali.
Nessas festas de Santa Sara Kali, sempre há shows, danças típicas, consulta a oráculo, venda de artigos ciganos e praça de alimentação.
Na opinião do diretor do Consulado Cigano no Brasil, Yam Lopes, a importância da festa está na celebração à padroeira dos ciganos.
Além disso, a festa atrai ciganos não só da Baixada Santista, como de todo o estado e de Minas Gerais. Na festa, também se faz uma missa em alguma igreja local e procissão com a imagem da Santa Sara até a gruta, na Lagoa da Saudade.
No mesmo dia, também é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos.
[…] E essa luta se estendeu até o século 21, onde, há pouco tempo, o povo cigano conseguiu realizar conquistas em nome de Santa Sara, como a implementação do Dia Nacional do Cigano e a gruta de Santa Sara em Santos. […]